domingo, 3 de março de 2013

Receitas brasileiras: Arroz de puta rica

Sim! Esse é o nome da receita. Para quem não conhece, trata-se de um prato goiano muito gostoso. 
A primeira vez que comi esse prato foi no interior de São Paulo e simplesmente adorei. Mas como não encontrei mais em nenhum restaurante, resolvi fazer em casa. Com a sempre presente ajuda de marido, meu companheiro de todas as aventuras, claro!

A receita eu peguei do livro "Viagem Gastrômica através do Brasil" do Caloca Fernandes, que é maravilhoso. Quero fazer váárias receitas de lá.

Aliás, não é curioso como a gente sabe fazer comida francesa, italiana,chinesa e muitas vezes não conhecemos pratos do nosso país? Eu tenho me interessado muito pela comida da nossa terra.

Mas vamos ao maravilhoso Arroz de Puta Rica, que dá vontade de fazer só pelo nome, né não? Mas garanto que é muito saboroso.

O arroz prontinho

Os ingredientes:
1 pote de bacon em cubos
azeite de oliva
2 gomos de linguiça toscana fresca em pedaços
1 linguiça calabresa defumada em rodelas
2 coxas com sobrecoxas cortadas em pedaços médios (usei com a pele e desossadas)
3 dentes de alho espremidos
3 xícaras de arroz comum
sal e pimenta a gosto
6 xícaras de água fervente
1 xícara de milho verde congelado
1/2 pode grande de palmito em conserva cortado em rodelas
1 xícara de ervilha congelada
1/2 xícara de azeitona verde

* Fiz algumas adaptações nos ingredientes por conta de gosto e outras coisas. Por exemplo: na receita original também vai meio quilo de carne seca e seis costelinhas de porco defumadas, mas como um dos convidados tem pressão alta, excluí esses ingredientes. 

O preparo:
É super tranquilo de fazer.
Primeiro frita o bacon com azeite. Depois acrescenta o alho, o frango, a linguiça fresca e deixa fritar até dourar.
Aí acrescenta a linguiça defumada e deixa fritar um pouquinho.
Acrescenta o arroz e refoga tudo junto.
Coloca a água fervente, abaixa o fogo e deixa o arroz cozinhar com a panela semi tampada. Na minha panela, tive que acrescentar uma meia xícara de água fervente para cozinhar o arroz direito.
Com a panela desligada, acrescente o milho, o palmito, a ervilha e misture bem.
E é só servir!

Panelão de arroz antes

Panelão de arroz logo depois

O rendimento era de oito porções. Deu para 7 pessoas bastante esfomeadas comerem bem (mas se eu tivesse feito mais um pouquinho, tenho certeza que o povo comia).

6 comentários:

Comentem loucamente!