sexta-feira, 23 de março de 2012

Dica rápida do dia: risoto de espinafre

Essa dica é para quem quiser fazer algo saboroso, light e rápido.


Arroz arbório, a grande estrela

Ao contrário do que parece, risoto não é um prato muito calórico, porque é simplesmente arroz cozido em caldo. O que vai tornar o risoto mais ou menos pesado é o que colocamos nele. Com certeza, um risoto de calabresa é bem mais power do que um de funghi por exemplo.

Esse de espinafre eu fiz para acompanhar um bife bem básico de alcatra e como estava cansada (sexta-feira à noite é cruel), usei tudo do mais prático possível, ou seja, espinafre congelado e vinho com tampa de rosca. Lei do mínimo esforço em velocidade 5!

A receita básica de risoto (pelo menos os meus) é a seguinte:
1 xícara de arroz arbório
1 cebola fatiada ou ralada (dependerá da inspiração do dia)
1 litro de caldo (uso aqueles de mercado, mas tento sempre comprar a opção com a menor quantidade de sódio possível)
parmesão em lascas
vinho branco
azeite


 
Ingredientes organizadinhos sempre me animam!

Começo refogando a cebola no azeite. Quando estiver transparente, acrescento o arroz e deixo dar uma leve fritada. Quando o azeite "sumir", coloco o vinho branco na quantidade suficiente para cobrir o arroz. Quando o vinho secar, começo a acrescentar o caldo. Mexendo sempre, vou colocando o caldo aos poucos da seguinte maneira: um pouco de caldo, deixo absorver, coloco mais caldo, deixo absorver e assim vai.


No caso desse risoto de espinafre, quando coloquei a última parte do caldo, acrescentei os dois cubos de espinafre congelado, porque se tivesse colocado no começo, o espinafre era capaz de desmanchar. Mexi normalmente até absorver o resto do caldo. Desliguei a panela e acrescentei um punhado de queijo parmesão, que vai ajudar a dar mais

consistência no risoto.

 

O risoto pronto





O risoto e seu amigo, o bife 


Ficou super gostoso, foi rápido e deu um charme a mais no arroz com bife!  

0 Dê o seu pitaco:

Postar um comentário

Comentem loucamente!