domingo, 29 de setembro de 2013

Polpetone (mais ou menos) fácil

Olá!
Em primeiro lugar, quero explicar que o mais ou menos do título é porque, na minha opinião, qualquer prato que precise ser cozido em dois tipos de panela diferentes não é exatamente fácil.
Não é difícil também, mas não é aquela coisa de jogar na panela e sair pronto.
Ontem estava a fim de fazer um polpetone e procurei receitas na net (onde começam a maioria das minhas pesquisas) e todas que achei me pareceram muito complicadas e até com uns ingredientes meio bizarros, então, resolvi fazer do meu jeito e como ficou muito bom, deixo mais uma opção de receita de polpetone para vocês.



Os ingredientes (rende 4 polpetones de bom tamanho)
500g de carne moída (usei patinho)
1 ovo
1/2 colher de sopa de tomilho fresco (usei tomilho porque o meu vaso está parecendo uma moita e tenho que dar saída para ele, mas acho que salsinha ou cebolinha também ficariam ótimos)
2 colheres de sopa de farinha de trigo (usei integral, porque só tinha essa em casa)
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 cebola picada bem miudinha
2 dentes de alho (gordinhos, porque gosto bastante de alho)
1 espirrada de molho inglês (opcional)
1/2 colher de sopa de mostarda dijon (opcional)
mussarela em fatias (dizem que o certo é com ç, mas me recuso a escrever assim)
molho de tomate pronto (usei o pronto da lata mesmo)
parmesão (prefiro em lascas, mas fica a seu critério)

Preparo
Misture com as mãos todos os ingredientes (menos os queijos e o molho), até obter uma mistura nem muito mole nem muito dura. Sei que isso é bem subjetivo, mas você vai conseguir sentir na mão.
Comece a preparar discos de carne como se fosse fazer um hamburguer. No meio do disco, coloque duas fatias de mussarela dobradas em quatro e tampe com outro disco de carne. Vá repetindo até acabar com a carne. E tome cuidado para ver se não tem nenhum lugar por onde o queijo pode escapar quando derreter.
Empilhe os polpetones e coloque na geladeira por uns quinze minutos para dar uma firmadinha. Para separar, eu usei pedaços de papel manteiga.
Após desse tempo, pegue uma frigideira (de preferência antiaderente), coloque um pouquinho de óleo e frite os polpetones dos dois lados. É uma fritada rápida, eles ainda vão ficar crus no meio.
Depois disso, coloque os polpetones numa assadeira ou refratário e com uma colher pegue um pouco do molho (peguei direto da lata) e espalhe por cima. Finalize com um punhado de parmesão em cima de cada um e coloque no forno médio por meia hora.



Depois disso é só servir! De preferência com uma massa.


2 comentários:

Comentem loucamente!