quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Fundo de alcachofra com recheio de quinoa

Infelizmente, não dá para viver de pernil de cordeiro todos os dias. Mas não é porque você quer comer melhor e mais saudável que tem que abrir mão do sabor e do prazer de comer. Foi por conta desse pensamento que comprei recentemente o livro "Cozinha natural gourmet" da chef Tatiana Cardoso.
As receitas me pareceram fáceis, mas saborosas. E ainda que todas sejam vegetarianas, acho tem boas idéias de pratos principais ou até acompanhamentos para onívoros, como eu!
Para testar, me inspirei nessa receita que me pareceu fácil e para a qual eu já tinha tudo em casa. Nesse caso, fiz algumas adaptações apenas para aproveitar melhor o que eu tinha.

Para duas pessoas, eu usei:
4 fundos de alcachofra congelada 
1 xícara de quinoa
2 xícaras de caldo de legumes caseiro
azeite
1/2 xícara de cebola roxa bem picadinha (eu só tinha a roxa, mas serve a que você tiver)
1/2 xícara de cenoura baby em rodelas finas (de novo, era o que tinha, você pode usar cenoura normal, se preferir)
sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de chá de suco de limão
1 colher de sopa de raspas de limão


Levinho, mas alimenta

A primeira coisa a fazer é lavar a quinoa, escorrer e colocar para cozinhar no caldo de legumes com pouco sal.
Em seguida, preparei a alcachofra conforme consta da embalagem (ou seja, cozinhei com um pouco de sal).
Numa frigideira, coloque azeite e refogue a cebola e a cenoura. Nessa fase, era para por vinho, mas como eu não tinha, coloquei um pouco do caldo de legumes para cozinhar e amaciar a cenoura.
Quando estiver cozido, acrescente a quinoa e desligue o fogo. Acrescente o suco de limão e as raspas e recheie os fundos de alcachofra.
Para finalizar, reguei com um fio de azeite e servi.
Ficou bem gostoso e refrescante por causa do limão.
Nós comemos só isso como prato principal, mas acho que deve ficar ótimo como acompanhamento para um peixe.

0 Dê o seu pitaco:

Postar um comentário

Comentem loucamente!