segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Receita do fim de semana - Peito de pato com risoto

Esse final de semana fizemos uma receita franco-italiana ou ítalo-francesa ou uma bela mistura que deu muito certo:

Peito de pato com cogumelos e risoto de tomate cereja



Para o peito de pato, a receita foi essa:
2 peitos de pato
Cogumelo paris fresco
Funghi secchi
150ml de vinho tinto seco
salsinha picada
Manteiga salgada
1 colher de sopa de shoyo
1 colher de sopa de água
sal a gosto

Modo de preparo
Depois de hidratar o funghi por meia hora na água fria, fatiamos os dois tipos de cogumelos. Em uma panela, colocamos o vinho, deixamos ferver um pouco para evaporar o álcool e reservamos. Em uma frigideira, refogamos os cogumelos na manteiga, acrescentamos o vinho, o shoyo e a água.

Deixamos aquecer bem e corrigimos o sal. Com o fogo desligado, acrescentamos um pouco de manteiga e a salsinha picada, mexemos bem e reservamos.

Para fazer o pato, aquecemos bem a frigideira sem nenhum óleo e colocamos com a pele virada para baixo. Ficamos impressionados com a quantidade de gordura que o peito de pato soltou. Rapidinho tinha quase um dedo de gordura de pato na frigideira.

Grelhamos até que ficou dourado, viramos e temperamos com sal e pimenta do reino moída e deixamos grelhar até que a carne esteja rosada. Isso demorou uns dez minutos. Fatiamos os peitos de pato e colocamos o molho de cogumelos.

Já o risoto, fizemos uma receita de risoto básico com um pouco de tomatinho cereja. Tivemos o cuidado de só acrescentar os tomates quando o risoto já estava quase pronto, para não cozinhar demais e derreter.

Foi a primeira vez que fizemos peito de pato em casa, mas ficou muito bom e faremos de novo com certeza.

Aliás, uma das coisas mais divertidas de cozinhar é fazer isso bem acompanhada e inventar e arriscar coisas novas. É muito bom isso!

Um comentário:

Comentem loucamente!