domingo, 19 de janeiro de 2014

Paixão: Guarda-roupa de 10 peças

Senta que lá vem história!
Esse post é enorme! Mas acho que vale a pena ler e pensar um pouco sobre os nossos hábitos de consumo e comportamento.

Pois é.
Vocês leram certo. A idéia é ter um armário de apenas dez peças por estação.
Ainda estou no começo desse projeto, mas já estou amando.
A idéia, como acredito que muitas de vocês devem saber é de um livro chamado "Madame Charme - Lições de estilo, beleza e comportamento que aprendi em Paris", e a autora é a Jennifer L. Scott que tem um blog e canal no youtube


Nem preciso dizer o quanto recomendo, né?

O livro é dividido em 20 capítulos que tratam de diversos assuntos, mas o que ficou de principal e mais interessante para mim foi o conceito de reduzir o armário e principalmente o consumismo.
Em relação ao armário, o que ela sugere é que você tenha dez peças que sejam de boa qualidade, que vistam bem, que estejam bem conservadas, que tenham o seu estilo pessoal e que você ame. Além disso, o ideal é que as peças combinem entre si, porque assim, você otimiza as combinações.

Segundo a autora, isso vai te garantir que você esteja sempre bem vestida, o que faz sentido, já que você não terá um grande volume de tranqueiras do guarda-roupa. E vai te poupar tempo ao se vestir de manhã, já que com poucas peças, não é possível ficar naquela situação em que a gente olha um monte de coisas e pensa: "Não tenho nada para usar".

Quando li esse capítulo, achei muito interessante e já resolvi fazer um teste, selecionando dez peças no meu guarda-roupa que se encaixassem nesses critérios.
Qual não foi a minha surpresa quando descobri que não consegui achar dez peças que atendessem esses requisitos no meu guarda-roupa de quatro portas e cheio. Consegui, com muito esforço, achar 8 peças assim. 

Essa foi a hora que comecei a minha seleção com as peças que eu tinha
(Ignorem a bagunça no canto. Essa foto eu tirei para mim e só depois resolvi por no post)

Foi aí que me toquei que como estou um pouco acima do peso (uso 44), tenho dificuldade em achar roupas que me vistam bem e muitas vezes, compro peças apenas porque servem.
Isso é muito bizarro e minha mãe, que é de uma época um pouco menos obcecada com magreza, não entende muito bem como uma pessoa que usa 44 tem dificuldade em achar roupa. Mas nós vivemos hoje e sabemos que não é simples.

E com isso, ao longo dos anos, fui enchendo meu armário e esvaziando a minha carteira comprando peças que nem sempre, na verdade, quase nunca, me favoreciam.
E essa é mais uma das belezas do armário de 10 peças: como são poucas peças, você pode investir mais dinheiro nelas.
Ao invés de ter 2 blusinhas com caimento e estampa meio bisonhas para você e que custariam R$ 50,00 cada, você pode comprar uma boa blusa de qualidade por R$ 100,00 ou R$ 120,00, ou o valor que for confortável para o seu orçamento.

Assim, acabei tirando um saco de lixo de 100 litros de roupas bizarras do meu armário e doei na igreja do bairro. Incluí inclusive soutiens que vestiam mal (sabe quando o peito escapa lateralmente? pois é). E acreditem: ainda não terminei a limpeza, ainda tem muita tralha lá para sair.

Aí, apesar de ser totalmente um contra senso, percebi que teria que comprar algumas peças para o verão para ter o mínimo de dez peças decentes.
E onde fui? Ao shopping, claro. E foi bem interessante porque a primeira loja que eu fui é conhecida pela boa qualidade e inclusive desfila na SPFW. E deu para perceber que preço alto nem sempre é sinônimo de qualidade ou beleza, pelo menos no meu caso com essa marca. Experimentei um monte de peças: não lembro direito, mas foi cerca de três vestidos, quatro saias, umas sete calças e nada, nada vestiu bem.

E apesar da simpatia da vendedora e da minha vergonha em fazer isso, não comprei nada. Porque não encaixou nos critérios que eu buscava. Essa é uma coisa muito louca que a gente tem, né? A impressão de que se entramos numa loja e experimentamos uma peça, TEMOS que comprar. É quase como se fosse falta de educação não comprar. Mas nós não temos que fazer nada disso. O dinheiro é nosso, é suado e a gente está livre para usar como quiser. No livro  a Jennifer (já tô íntima- rsss) fala um pouco sobre isso.

Mas no final tudo deu certo. Fui a outra loja, que é muito boa e mais barata que a anterior (oba!!) e acabei encontrando muitas peças que me vestiram bem e eu acabei comprando 4 vestidos e uma calça.
Junto com isso, acabei que tenho um armário composto de 13 peças para o verão.

As peças são:
6 vestidos (2 estampados, 4 lisos)
4 blusas (1 estampada, 3 lisas)
2 calças (as duas de algodão, sendo uma branca e uma nude)
1 saia (estampada)

Ainda estou começando nesse projeto, então essa quantidade de peças não é uma fórmula para ninguém, mas pelo menos, por esse verão, estou satisfeita!

E vocês, o que acham dessa idéia? Me contem, vou adorar saber quais são as suas opiniões!

2 comentários:

  1. Amei Fernanda! seu pos caiu do céu!
    Vou aderir também e já quero ler esse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zuleica.
      Que bom que o post te inspirou!
      Leia o livro, sim, acho que você vai gostar.
      Eu gostei bem mais do que esperava!
      bj

      Excluir

Comentem loucamente!