domingo, 29 de março de 2015

Kibe de forno com quinoa e carne moída

Aí que queria fazer kibe de forno. Tava com a lombra do kibe de forno.Não achei trigo para kibe e pensei que a quinoa que anda encalhada aqui em casa (marido não gosta de quinoa) poderia substituir muito bem. E não é que ficou uma delícia?
Então, vim compartilhar essa receitinha fácil e gostosa com vocês (essa receita não tem foto, porque a fome foi tanta que ficou fora de foco! Mas tava tão bom que eu achei que valia postar mesmo assim.

Para duas pessoas é necessário:
1/2 xícara de quinoa crua (depois de cozida, vai dobrar de tamanho)
1 cebola pequena picada
300 g de carne moída da sua preferência (usei patinho)
2 dentes de alho bem picadinhos
Requeijão em barra ralado (usei mais ou menos uma xícara, mas se não tiver, use o queijo que preferir, e se não quiser rechear, não recheia, ué!)
Sal a gosto
azeite para untar a forma

A primeira coisa a fazer, é cozinhar a quinoa. Eu cozinho assim: coloco a quinoa lavada na panela (quinoa tem que ser muito bem lavada, senão o gosto fica estranho), acendo o fogo e deixo dar uma secada. Quando estiver mais seca, coloco o dobro de água (nesse caso, uma xícara), um pouco de sal e deixo cozinhar tampada até a água secar.

Quando a quinoa ficou pronta, deixei esfriar uns minutinhos e depois misturei os outros ingredientes (menos o queijo) até formar uma massa. Acho mais fácil misturar com a mão, mas se preferir, use uma colher.

Coloquei metade da massa num refratário, depois o requeijão em barra ralado no meio e cobri com a outra metade da massa. (Aliás, o que é o requeijão em barra? Tudo na vida de uma pessoa que cozinha, é muito versátil. E delicioso! Dá para usar em tudo que fica bom!)

Coloquei no forno pré aquecido a temperatura média (mais ou menos 140°) e fiquei observando até ver que estava assado. Levou uns 35 minutos.

Não ficou muito bonito, mas ficou muito, muito gostoso. Comemos com uma saladinha.

Agora já tenho como desovar a quinoa encalhada. Certeza que vai virar tudo kibe!


2 comentários:

Comentem loucamente!