segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sério?!?!

Hoje vi essa imagem que me obrigou a falar sério e sair um pouco do agradável mundo dos cremes e maquiagens.

É o seguinte: já percebemos que as modelos têm quer ser altas e magras, mas o que é isso? É para ser bonito, mesmo? De verdade? Ou é para pegar um pratinho com arroz, feijão carne e salada e dar para a coitada?

Sei que a busca das mulheres por perfeição na aparência não é novidade e existe há milhares de anos. Há cerca de 200 anos (século XIX) na Era Vitoriana, havia os espartilhos que apertavam as cinturas femininas para que ficassem graciosas e elegantes. Essa peça era responsável por muitos dos desmaios das jovens donzelas vitorianas, que estavam apenas sufocando, já que não conseguiam expandir a caixa torácica adequadamente.

Também podemos nos lembrar das mulheres girafa da Tailândia com argolas no pescoço, que não podem ser tirados, pois os pescoços estão atrofiados e se quebrariam.

Outro exemplo, também radical e ainda mais antigo, é a deformação dos pés na China. O bonito era ter pés pequenos e para isso as meninas tinhas seus dedos e peito do pé quebrados na infância. Para mantê-los pequenos, eram enfaixados, sendo que a faixa também ajudava a reduzir e dar firmeza ao pé, pois depois de passar por essa tortura eles perdiam a capacidade de sustentar o corpo. Esta tradição durou cerca de 1000 anos.

E assim, em variadas culturas, a saúde era sacrificada para que mulheres se encaixassem em determinados padrões estéticos para agradar não só aos seus possíveis companheiros, mas principalmente à sociedade.



E agora, que teoricamente evoluímos tanto, temos mais essa forma de deformação. Claro, cada um faz e vive como quer, mas não é questionável quando a saúde fica atrás da estética? Quando de um lado temos movimentos sociais e culturais nos incitando a aceitar as diferenças e do outro lado, temos padrões que nos são praticamente empurrados goela abaixo? Não é uma hipocrisia?

E caso ainda não tenha ficado claro, sou contra tudo que coloca a nossa saúde e nossa vida em risco. Saúde em primeiro lugar. Como diria Paulo Cintura (lembram dele?) “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”! Gente, deixa eu contar uma coisa: não é defeito ter carne em cima dos ossos. Juro!

E continuo querendo dar um bom e velho PF (prato feito e de boteco!) para essa menina que deve estar um azedume só de tanta fome.

Só para esclarecer, essa foto foi tirada por Alexandre Schneider (Folha Imagem) e é de um desfile da São Paulo Fashion Week Inverno 2010 que acabou na última sexta-feira.

4 comentários:

  1. Olha só essa foto... Se colocarem a menina em uma plantação, ela serve de espantalho... Ou como figurante das Noites do Terror.

    :P

    ResponderExcluir
  2. Ou, como disse o sambista Dicró, se derem uma azeitona para ela comer, vão achar que está grávida!

    ResponderExcluir
  3. Ou, como disse o sambista Dicró, se ela comer uma azeitona, vão achar que está grávida!

    ResponderExcluir
  4. E olha que eu vi mais magras ainda no Fashion Rio!

    ResponderExcluir

Comentem loucamente!