terça-feira, 8 de março de 2011

A escolha do vestido – Parte 1 – Na rua São Caetano

Finalmente, depois de muito enrolar, resolvi contar sobre a escolha do meu vestido de noiva.

Eu fiquei noiva em maio do ano passado, mas só em novembro marcamos a data, para maio deste ano.

Com isso marcado, pude finalmente começar a correr atrás das coisas. E uma das primeiras coisas que fui ver, foi o vestido de noiva.

Já tinha alguns modelos em mente e alguns detalhes que eu gostaria que ele tivesse, que eu só vou falar depois do casório, pois noivo lê o blog. J

Não queria alugar e sim comprar, porque para mim parece muito estranho gastar uma grana enorme numa roupa e depois ter que devolver, porque ela não é sua. Ainda mais algo assim significativo, como o vestido de noiva.

Aí, no final do ano passado, aproveitei minhas férias para começar a busca pela rua das noivas, a famosa Rua São Caetano, aqui no centro de SP. Para quem não conhece é uma rua que tem várias lojas de vestido de noiva e acessórios para casamentos uma em cima da outra.

Por mais que eu achasse que seria difícil encontrar meu vestido lá, achei que deveria aproveitar para ter essa experiência. O meu objetivo maior era ter uma idéia de preços e poder sentir os materiais e ver os vestidos de perto, já que eu ainda não tinha visto nada.

Como eu esperava, não encontrei nada do meu gosto. Queria algo simples e bonito. E os modelos que eu vi por lá eram exagerados demais, com brilhos, super rodados e nada a ver comigo.

Além disso, fiquei super impressionada com o desespero dos vendedores. Na primeira loja em que eu e minha amiga (e madrinha) fomos, me senti super pressionada e irritada. A vendedora, que me chamava de Alessandra o tempo todo, por mais que eu repetisse que meu nome é Fernanda, tentava a todo custo me fazer entrar num vestido. O interessante é que eles afirmavam que o atendimento era super personalizado. Talvez para a Alessandra, porque para mim, a Fernanda, passou longe disso.

Segundo a vendedora, quando eu vestisse um vestido de noiva seria algo maravilhoso, incrível. Quando eu disse que não ia experimentar nenhum vestido naquele dia, pois estava com pressa (o que era a mais pura verdade), ela passou a me pressionar para marcar uma data e horário para que eu voltasse. Não marquei nada e fui saindo, com a vendedora e o pseudo-estilista me seguindo até a porta e ainda pressionando. Quando eles viram que eu não ia marcar nada mesmo, me ofereceram, sem que eu pedisse, um desconto de mais de R$ 700,00. Esse era o tamanho do desespero deles.

Esta primeira loja que eu fui, era uma das melhores da rua, mas nas outras o desespero não era tão diferente.

Era comum me oferecerem descontos do nada sempre que eu ia saindo, além do que, nas lojas mais simples, os vendedores ficam na porta chamando as noivas para entrar. Tem algo mais deprimente?

Outra tática comum deles é falar que a gente está indo ver o vestido muito em cima da hora. O plano é deixar a noiva, um ser naturalmente estressado, mais ansiosa ainda para que ela feche logo o vestido com eles. Chequei a ouvir, em outra loja boa, que eu deveria definir o meu vestido em no máximo 15 dias, ou não daria tempo!!

Em resumo, valeu como experiência, e me ajudou a ver com que tipo de profissional eu queria fazer o meu vestido, mas como este post já está gigante, essa história fica para o próximo.

Praticamente a minha reação na rua São Caetano

6 comentários:

  1. Fernanda!!!
    Rua São Caetano é um verdadeiro programa de indio!!!
    Os vendedores até te seguram pelo braço...um horror...não indico para nenhuma noiva minha!

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Para escolher o vestido lá deve ser muito difícil.
    Para mim valeu como experiência, mesmo.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanada!
    Também estive na rua Sao Caetano no final do ano e tive a mesma experiencia que vc.
    quando dizia que vou me casar em maio, eles faziam uma pressao imensa para eu fechar logo, disse que queria fazer meu vestido, eles diziam que para ter tempo suficiente eu teria que fechar naquela semana, pode?
    Achei meu vestido em outro lugar sem esse tipo de pressáo.
    Quero logo saber como achou o seu.
    Beijos!
    Zuleica

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zuleica, tudo bom?

    Pois é, o método deles é assustar a gente mesmo.

    Quanto ao resto da história, vou tentar escrever mais rápido, mas o tempo anda meio escasso nesse meu momento noiva. rss

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, nossa sabia que eu e meu namorado estamos pensando em ficar noivos e sempre me falaram dessa rua, só que depois dessa não sei se eu encaro não.....justamente você que quer comprar o vestido tem que escolher com calma mesmo e ser aquele que você olha e já se apaixona né? Beijos florzinha, e olha vou tentar fazer o seu tutorial o mais rápido possível hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bel.

    Que legal que você vai ficar noiva, parabéns!

    Vou esperar o MEU tutorial, hein? rsss

    bjs

    ResponderExcluir

Comentem loucamente!